Equipe do Programa Criança Feliz faz visitas domiciliares às crianças em Loreto..

Servidoras da Secretaria Municipal de Assistência Social de Loreto realizam visitas domiciliares às crianças cadastradas no programa. A intenção é fazer com que as crianças cheguem à escola com melhores condições de aprendizado e tenham mais chances de vencer a pobreza.

A Secretária de Assistência Social do município, Socorro Bringel ressalta que o Programa visa o desenvolvimento integral na primeira infância. “As ações se concentram em visitas semanais às crianças de 0 a 02 anos, quinzenais às crianças de 02 a 03 anos e as gestantes recebem visitas mensais, crianças portadoras de deficiência recebem visitas quinzenais. Nos encontros, as visitadoras repassam às famílias as informações sobre como estimular o desenvolvimento dos filhos. As visitadoras vão trabalhar com a família para ela trabalhar a criança”, afirmou.

A Secretária define o Programa como desafiador. “É gratificante saber que a Gestão Governar Para Todos aderiu a esse programa que ajudará a população mais carente. É mais um fortalecimento das políticas públicas e o SUAS (Sistema Único da Assistência Social) estará executando seu papel. A equipe está muito focada e pretendemos desenvolver um bom trabalho aqui, realizando as dinâmicas e acompanhando as famílias beneficiárias”, pontuou.

Sobre o Programa

O Programa Criança Feliz tem como foco o desenvolvimento integral das crianças brasileiras, principalmente daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O principal objetivo é assegurar as condições para que elas desenvolvam seu pleno potencial. Para isso, há uma estratégia de visitação domiciliar que visa atender famílias com crianças até 03 anos de idade. No caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os 06 anos de idade.

A visita domiciliar ocupa o eixo principal do Programa. “Acreditamos que investindo na primeira infância vamos conseguir uma sociedade mais solidária e com pessoas habilitadas e capazes. Todos os multiplicadores e visitadoras acreditam nessa causa”, disse a Secretária Socorro.

É importante destacar que o Programa Criança Feliz não atua exclusivamente com as crianças, mas oferece apoio abrangente para toda família, desde a gestação.