Loreto recebe unidade vocacional do IEMA

O município de Loreto em parceria com o Governo do Estado vai implantar uma unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O Prefeito Marfran Bringel, esteve na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta quinta feira, (16 de novembro) onde foi recebido pelo Secretário Jhonatan Almada, e pelo Secretário adjunto André Bello, que garantiram a reforma do prédio onde a unidade irá funcionar, bem como a aquisição de equipamentos novos e acesso à internet. A inauguração do IEMA vocacional em Loreto está prevista para março de 2018, dando sequência aos cursos que já estão acontecendo.

Marfran destaca que a unidade do IEMA em Loreto beneficiará não somente moradores da cidade, mas também de municípios vizinhos como Sambaíba, São Félix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras, dentre outros. A proposta é que o espaço se torne uma referência Loreto se torne uma referência no ensino profissional e tecnológico no Sul do Maranhão.

Além do IEMA, Loreto também vai receber um pólo da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, com previsão de início das aulas para o segundo semestre de 2018.

A instalação da unidade vocacional do instituto em foi pleiteada pela Secretária de Educação, Katiana Bringel. Serão ofertados cursos técnicos e de curta duração. " A unidade vocacional do IEMA será voltada para atender as demandas da região, com ênfase na produção agrícola, tanto a agricultura familiar, como o agronegócio de um modo geral, necessita de mão de obra qualificada", afirmou o prefeito Marfran.

Para a Secretária de Educação do município Katiana, a unidade vocacional em Loreto vai ampliar as oportunidades principalmente, para os jovens da região que ao concluir o ensino médio muitas vezes não tem condições de continuar sua formação, tendo em vista que a universidade nem sempre é acessível a todos.