4º BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

A principal forma de contrair o vírus é levar o nariz, aos olhos e à boca a mão contaminada com secreções (gotículas de saliva, catarro) de uma pessoa infectada. Por isso, a recomendação número um é lavar as mãos constantemente e evitar tocar o rosto.



COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS



Por que devemos lavar as mãos frequentemente?


O sabão rompe a membrana de gordura que os vírus possuem, fazendo com que "morram". Por isso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), lavar as mãos com água e sabão frequentemente é uma das principais formas de evitar a contaminação. A recomendação é fazer isso o tempo todo, principalmente ao entrar em contato com outras pessoas, ir à rua, tocar em objetos de uso comum (maçanetas, corrimão etc.), antes de comer ou preparar alimentos e depois de usar o banheiro.


Como lavar as mãos corretamente?


Use sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos. A lavagem completa deve durar cerca de 50 segundos e ter os seguintes passos: Esfregue bem a palma das mãos; capriche na limpeza do espaço entre os dedos e também do dorso e do punho. Depois, seque com toalha descartável (em ambientes coletivos). Se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave a torneira antes de ensaboar as mãos.


Fonte: Ministério da saúde

ASSCOM: Raimundo Cirqueira





Fotos Relacionadas

Deixe seu comentário

VEJA TAMBÉMMais