AVALIAÇÃO DO INDIQUE (INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO) EM LORETO.

A Secretaria Municipal de Educação Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEMECTI de Loreto realizou no dia 24 de outubro às 13 horas na Creche Pato Donald, a Avaliação do INDIQUE (Indicadores da Qualidade da Educação). Esta avaliação é uma ação do Selo Unicef, que foi incorporada como uma política pública do Governo do Estado do Maranhão, o primeiro ciclo do INDIQUE está sendo desenvolvido na Educação Infantil.

O Indique é uma proposta do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e de parceiros como o Unicef. Tem por objetivo reunir profissionais que trabalham na educação infantil, além de famílias e pessoas da comunidade, para que todos avaliem a qualidade de creches e pré-escolas. A Secretária de Educação, Katiana Bringel, destaca a importância da avaliação Indique em conformidade com as orientações do Selo Unicef. “É muito relevante para a educação. Se seguirmos as orientações que são dadas pelo Unicef alcançaremos muito mais crescimento” disse a Secretária.

Ao todo, sete aspectos das instituições são avaliados pelos funcionários: Planejamento institucional; Multiplicidade de experiências e linguagens, Interações; Promoção da saúde; Espaços, materiais e mobiliários; Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; e a Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.