PREFEITRA DE LORETO REALIZA PASSEATA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Em alusão ao 18 de Maio, data em torno da qual a Prefeitura de Loreto, na tarde desta segunda-feira (20/05), promoveu uma grande mobilização com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de Crianças e Adolescentes. A ação teve a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a participação direta do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar, Ministério Público e contou ainda com o apoio das escolas da rede publica e da Polícia Militar.

A Secretária de Assistência Social Socorro Bringel, informa que o combate ao abuso e exploração sexual de menores é uma pauta cotidiana da rede de assistência social do município de Loreto. Durante o mês de maio, as ações são intensificadas dentro de uma programação desenvolvida pelas equipes do SCFV, CREAS, CRAS e Conselho Tutelar. “Durante a semana foram realizadas blitz nos povoados, dessa forma, estamos conscientizando a população e contribuindo para a prevenção de abusos e denúncia dos agressores,” pontou a Secretária.

SOBRE A DATA

A data 18 de maio foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória no Espírito Santo. A menina Acaceli, de 8 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média e os responsáveis nunca foram punidos. Desde o ano de 2000, o dia 18 de maio, é uma data que em todo Brasil são realizadas mobilizações, em diferentes setores da sociedade, sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes do abuso sexual.

COMO DENUNCIAR

Durante a passeata foram enfatizadas as divulgações em relação ao Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24 horas nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar em Loreto, o Ministério Publico e a Polícia.