PREFEITO MARFRAN BRINGEL ASSINA O TERMMO DE ADESÃO AO PROGRAMA CHEQUE CESTA BÁSICA – GESTANTE.

O Prefeito de Loreto, Marfran Bringel, assinou o termo de adesão ao Programa Cheque Cesta Básica – Gestante. O ato aconteceu na última sexta-feira (29) durante as solenidades de comemoração do aniversário da cidade. O objetivo do programa é incentivar a procura pela assistência pré-natal por mulheres grávidas de baixa renda do Maranhão e reduzir as mortes materno-infantis no estado.

A adesão é uma etapa obrigatória para que as gestantes do município de Loreto possam ter acesso ao benefício, uma vez que caberá ao Município cadastrar a gestante no Sistema Mãe Maranhense, mantendo a alimentação, atualização e envio regular e consistente de informações conforme os critérios técnicos estabelecidos em portaria.

O PROGRAMA

Lançado pelo Governador Flávio Dino, o Cheque Gestante vai destinar R$ 900 para as grávidas de baixa renda que se cadastrarem até a 12ª semana de gravidez. Esse período é importante porque a ideia é acompanhar as gestantes desde o início, para que as consultas do pré-natal tenham resultados efetivos.
São nove parcelas de R$ 100. As seis primeiras serão pagas durante as seis consultas mínimas exigidas do pré-natal. A cada consulta, a gestante recebe R$ 100, dessa forma, se ela não for à consulta, ela não recebe.
Depois, são mais três parcelas: uma no nascimento e mais duas nos primeiros meses da criança.
O programa prevê que o dinheiro seja usado para compra de alimentos, a fim de reforçar a nutrição das mães.

COMO SE INSCREVER?

Para ingressar no programa, a gestante deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde até a 12ª semana de gestação, estar cadastrada no município maranhense em que mora e possuir renda familiar mensal que não ultrapasse um salário mínimo.