1ª Feira do Conhecimento movimenta a economia local e revela talentos

O evento aconteceu dos dias 29 e 30 de abril, na Praça dos Correios

Com o apoio da Prefeitura de Loreto e organização do Sindicato Rural,  aconteceu neste final de semana, 29 e 30 de abril,  a 1ª Feira do Conhecimento de Loreto. O evento  movimentou a cidade e região com uma diversificada programação na área da educação, arte, alimentação, saúde e cultura.

A Iª Feira contou ainda com grandes parceiros  do Estado como o   SENAR, SENAI, SAGRIMA, AGED,  AGERP e Secretária de Indústria e Comercio, FAPCEN, Grupo Origine e Escola Técnica do SUS/MA.

O prefeito Marfran Bringel destaca que o evento foi uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional, educacional e de entretenimento “ foram várias ações beneficiando a nossa população; destaco  as inscrições para os cursos do SENAI,  onde nossos loretenses terão a oportunidade gratuita de se aperfeiçoarem em uma profissão. Também o evento movimentou a economia local e as famílias de Loreto estavam presentes, brincando com segurança e alegria. Estamos muito felizes com o sucesso da feira do conhecimento e tenho certeza que as outras que virão serão melhores e o povo de Loreto merece”, pontua o prefeito.

O Vice-Prefeito e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Alessandro Costa enfatiza que a feira teve grande participação popular  “com muitas atrações, a feira serviu para que a população tivesse acesso a muitas informações, despertou o interesse dos alunos da escola em aprender e descobrir talentos, tanto que tivemos 3 revelados: um desenhista, escultores e recicladores de pneus e isso vai aumentar a renda deles e incentivar outras pessoas a se interessarem. Pois tivemos oficina de reciclagem com excelente participação popular, onde poderão aprender a trabalhar com papelão, com latas, garrafas pets, vidros  e caixas”, conclui.

Veja as atrações da 1ª Feira do Conhecimento:

Saúde

A Escola Técnica (ETSUS) atuou através de enfermeiras com orientações e demonstrações de anatomia do corpo humano através de bonecos ilustrativos. Foram realizados  testes de glicemia e  palestras sobre saúde do homem e da mulher, métodos contraceptivos e exames médicos.

Oficinas de artes, Exposições e Feira de Ciência.

As Exposições contaram com grandes talentos: artesanato, desenhos e  obras  de artes vinda da reciclagem de pneus.   O espaço contava ainda com biblioteca de livros e feiras escolares de ciências com vários experimentos químicos. E, ao mesmo tempo que funcionava o parque de diversões para a criançada,  a praça de alimentação garantia comidas  e bebidas típicas da região.

Planetário

Com enorme participação de todo o público e  pela primeira  em  Loreto, o Planetário fazia apresentações de 23 minutos sobre o universo: os planetas, astronomia, sistema solar e os astros.

Programa Cozinha Brasil em parceria com o SESI

Com a orientação de Nutricionistas e Chefes de cozinha, crianças de 8 a 15  anos receberam o treinamento de mini chefes .E,  logo após, os participantes com idade a partir de 16 anos fizeram  o treinamento de chefe com orientações para se ter uma alimentação saudável, econômica e saborosa através da preparação de receitas e cardápios com alimentos produzidos na região.

SENAI e Viva Cidadão
O SENAI inscreveu mais de 150 pessoas em 13 cursos na modalidade a distância (EAD), com carga horária de 140h. O Viva Cidadão realizou mais de 400 emissões de documentos: carteira de identidade e CPF.

Agropecuária e Agricultura Familiar
O Senar e a Sagrima através da AGED e AGERP realizaram palestras para trabalhadores rurais e visitas a uma horta comunitária e ensinando as pessoas a produzirem melhor. Ocorreu ainda a exposição de máquinas e implementos agrícolas. .

Grupo Origine

No setor da Pecuária,  destaca-se a participação do Grupo Origine, o grupo de frigoríficos está em fase de  implantação no Maranhão, com previsão de abater 1.000 animais/dia e possuir um confinamento de 40.000 animais, eles detém a patente do sêmen no Brasil da raça AKAUSHI, que é capaz de melhorar muito qualquer outra raça, e sua carne por ter menos colesterol que o peixe o frango sendo uma carne saudável para alimentação humana. O grupo  se disponibilizou a fazer parcerias com pequenos e grandes criadores de bovinos da região. Produtores que adquirirem o sêmem, poderão negociar com o grupo com preço diferenciado. Parte dessa produção será para o consumo interno e a maior parte será para exportação. Hoje já são criados cerca de 200 mil animais no Brasil.

Shows, entretenimento e atrações musicais:

A escolha da garota Loreto 2017 foi realizada na 1ª Feira do Conhecimento que teve como vencedora Juliana Oliveira, que vai representar o município e concorrer ao posto de garota AGROBALSAS 2017.

O local contava com apresentações de Estátua viva e palhaços com perna de pau.  Os artistas da Terra , entre eles Paulo & Eron e as bandas Forró do Pegador e  Comitiva do Forró fizeram alegria da juventude com muita animação.