PREFEITURA DE LORETO REALIZA A QUARTA ETAPA DO MUTIRÃO DE COMBATE Á CATARATA.

A Prefeitura de Loreto por intermédio da Secretaria de Saúde em parceria com o Governo do Estado realizou a quarta etapa da campanha de combate à Catarata e Glaucoma. No último sábado (10/11) os pacientes passaram por exames e atendimentos pelo oftalmologista para detecção da doença e posterior encaminhamento para tratamento cirúrgico.

A gestão do Prefeito Marfran Bringel em Loreto está realizando um feito histórico firmando essa parceria com o Governo do Estado para realizar esse Mutirão de combate à catarata, dessa forma, resolvendo de forma efetiva um antigo anseio da população e de pacientes que sofrem com a catarata e glaucoma.

O Prefeito Marfran Bringel ressalta que esta ação é o cumprimento de mais uma proposta de trabalho da Gestão Governar Para Todos, "os pacientes acometidos com o mal da catarata sofrem muitas limitações no seu dia a dia e o tratamento adequado vai restaurar a qualidade de vida", frisou o Prefeito.

Segundo dados do Ministério da Saúde a catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável.

A CATARATA

Consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. O que leva à doença, além do envelhecimento, é o paciente ter diabetes, glaucoma e histórico familiar com a enfermidade. A cirurgia consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intraocular.

Raimundo Cirqueira