AGOSTO DOURADO: SECRETARIA DE SAÚDE DE LORETO REALIZA PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMNETO MATERNO.

A Prefeitura de Loreto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quarta feira (28/08) uma palestra com foco na conscientização da importância do aleitamento materno.

O evento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Durante o encontro foi servido um lanche nutritivo e saudável para as gestantes e puérperas.

A palestra foi ministrada pelas Enfermeiras, Karla Patrícia e Ana Ariel Carneiro e pela Nutricionista Francismary Martins Costa.

A Enfermeira Karla Patrícia destaca que a amamentação saudável é um ganho para vida toda. “Buscamos neste encontro esclarecer as dúvidas e preparar as mamães para enfrentar as dificuldades dos primeiros dias da amamentação do bebê, em casos de ingurgitamento mamário, fissuras (rachaduras nas mamas) e mastite e ensinamos também a forma correta de fazer uma boa pega e posições de amamentação. É muito importante incentivar o apoio ao aleitamento materno”, ressaltou Karla.

SOBRE O AGOSTO DOURADO

Agosto é considerado o mês de conscientização sobre o aleitamento materno e a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde instituíram a semana de 1 a 7 de agosto como a Semana Mundial da Amamentação. O objetivo é incentivar o aleitamento materno e a criação de bancos de leite para melhorar a qualidade de vida de crianças. Em todo o mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas.

No Brasil, 41%, Conforme a Organização Mundial da Saúde, a meta global a ser atingida até 2025 é de que pelo menos 50% dos bebês recebam o aleitamento materno até o sexto mês de vida. Um dos avanços, desde o ano passado, para alcançar esta meta, foi a lei sancionada pelo Congresso Nacional, que institui o mês de agosto como o "Mês do Aleitamento Materno", que passa a ser chamado de "Agosto Dourado".