NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O MATADOURO PÚBLICO DE LORETO.

Como parte de seu compromisso permanente de transparência com a população loretense, o Prefeito Marfran Bringel vem a público prestar esclarecimentos em razão de questionamentos levantados em vídeos publicados em redes sociais a respeito das condições físicas e sanitárias do Matadouro Público Municipal.

Quando assumi o compromisso de administrar o município de Loreto sabia que não seria fácil. Portanto, tenho plena consciência de cada desafio que tenho que enfrentar, inclusive em relação a muitos problemas que se arrastam há anos e foram ignorados por gestões anteriores.

Dentre os muitos desafios está o Matadouro Público Municipal cuja estrutura física encontra-se deteriorada, mas apesar desse problema que é do conhecimento de todos, a Secretaria de Agricultura mantém um serviço de fiscalização e inspeção interna realizado em todo o processo de abate pelo Zootecnista Luiz Borges Dias Carneiro, (Luizão), assegurando a qualidade de toda a carne distribuída nos açougues do município de Loreto.

Dessa forma, a Gestão Governar Para Todos está ciente da necessidade de tomar as providências no sentido alinhar as boas práticas de manejo dos produtos de origem animal, bem como adequar o serviço de forma a garantir que a população receba alimentos dentro dos padrões sanitários exigidos pelos órgãos competentes. Cabe ressaltar que o Deputado Juscelino Filho já destinou recursos para a construção de um novo matadouro público e vamos construir em local mais afastado da cidade obedecendo a legislação ambiental e sanitária. Enquanto a obra é licitada, em caráter emergencial, a Prefeitura de Loreto por meio da Secretaria de Infraestrutura, vai reformar o matadouro, buscando alinhar o mesmo aos padrões de qualidade exigidos por lei.

Como todos os loretenses têm acompanhado, dentro de 01 ano e meio de minha gestão se pecamos foi pelo excesso de transparência, nunca pela falta. Então, não seria dessa vez que negaríamos a verdade à população.

Em pouco mais de um ano, já podemos contabilizar muitos desafios enfrentados e conquistas que marcam a nossa gestão. Dentre as principais ações, podemos destacar:

•Reforma da Secretaria de Saúde.
•Estamos reconstruindo o Hospital Municipal Nanu Costa.
•Reforma do Farol da Educação.
•Reforma dos postos de Saúde da Agrovila e Buritirana.
•Reforma do prédio onde irá funcionar o IEMA.
•Reforma do Balneário Santa Fé.
• Pavimentação asfáltica de ruas da sede do município.
•Implantacão da Casa Lar Doce Lar.

Desse modo, informo a todos que, infelizmente, os problemas não são poucos, nem são fáceis de resolver, mas que, como tantos outros, serão resolvidos dentro da legalidade, com a certeza de que o trabalho da Gestão Governar Para Todos será revertido em benefício da coletividade.

Marcos Franco Martins Bringel
Prefeito de Loreto