O ANIVERSÁRIO DE 80 ANOS DE LORETO FOI COMEMORADO COM SHOWS, COMPETIÇÕES ESPORTIVAS E AÇÕES VOLTADAS À POPULAÇÃO.

Uma vasta programação marcou a comemoração do 80º aniversário de emancipação política do município de Loreto, no Sul do Maranhão. Para realizar diversas ações, a gestão municipal teve a parceria do ex Secretário de Agricultura, Marcio Honaiser, do Deputado Federal Weverton Rocha, do Deputado Federal Juscelino Filho, da Câmara Municipal e do Governo do Estado do Maranhão.

A programação iniciou ainda na quinta-feira, 05/04, com a decisão do futebol juvenil no Estádio Binezão, na sexta-feira, 06/04, na Praça Barão do Rio Branco pela manhã houve os jogos de baralho, dama, dominó e sinuca, as 16:00hs no Estádio Binezão, a decisão do Campeonato Municipal de Futebol Master. Sábado, 07/04, os loretenses puderam apreciar bem cedo a tradicional alvorada e participaram de uma Missa em ação de graças com a participação da Orquestra de Rosário,  houve também um momento cívico em frente à Sede da Prefeitura com a bênção de Líderes Evangélicos.

Ás 08:00hs as autoridades e a população se concentraram na Praça Barão do Rio Branco para inicio das competições de ciclismo com participantes de até 15 anos no percurso povoado Fogoso a Loreto, ciclismo adulto no percurso povoado Buritirana a Loreto e atletismo adulto nas ruas da cidade.

O Prefeito Marfran Bringel inaugurou a Secretaria de Saúde após a reforma, assinou a ordem de serviço para a reforma do Hospital Municipal Nanu Costa, assinou também a ordem de serviços para a reforma do Farol da Educação. Com o objetivo de fortalecer a Agricultura Familiar, o Gestor fez a entrega de Kits de irrigação, Kits de feira e Kits de pesca e um trator.

Às 10:30hs, o Prefeito e as demais autoridades fizeram a entrega das premiações aos vencedores das competições de atletismo, baralho, ciclismo, dama, dominó e sinuca. Às 16:00hs houve a final do Campeonato Municipal de Futebol na categoria principal no Estádio Binezão, além do amistoso de Futsal feminino entre Loreto e São Félix de Balsas.

À noite na Praça Barão do Rio Branco, milhares de pessoas puderam prestigiar as apresentações de artistas locais como MC Gomes, MC Rogério, Wanderley dos teclados, Forró no Pé, Paulo e Eron, Forró G4 e João Nenen e para fechar com chave de ouro, as atrações principais, Felipão Forró Moral e Brasas do Forró fizeram um show para ficar na história da cidade.

O Prefeito Marfran, ressalta que  a comemoração do aniversário da cidade, de agora em diante, fará parte do calendário cultural de Loreto e todos os anos este evento será mantido como forma de entretenimento e de preservação da cultura do nosso povo. “É uma forma de atrair visitantes para a nossa cidade, além de gerar renda e movimentar a economia do município”, Pontuou o Gestor.

Raimundo Cirqueira